Instituto Baobá image

Instituto Baobá

Nesta secção:

Trabalhamos com o que sabemos melhor: alimentos. E usamos nosso conhecimento e influência para inspirar mudanças no mundo. Com o propósito de fortalecer a diversidade no país estimulando o empreendedorismo à população negra, fizemos uma parceria com Fundo Baobá para Equidade Racial para impulsionar 14 empreendedores negros do ramo alimentício.

Em novembro de 2021 lançamos, juntamente com o Baobá, o edital “Negros, Negócios e Alimentação” para apoio a nano, micro e pequenos empresários dos segmentos de alimentação, gastronomia e culinária. Por meio deste, 14 empreendedores negros e negras receberam aporte de R$ 30 mil destinados ao crescimento de suas empresas.

Além disso, o edital fornece uma formação com aulas voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento de seus negócios, cujos conteúdos foram também alinhados com aquilo que se evidenciou no diagnóstico e análise de situação sobre cada empreendimento, realizados por meio de entrevistas presenciais com uma equipe especializada.

Entre os 14 empreendimentos selecionados pelo edital, 11 têm à frente uma mulher, 2 são comandados por homens, e 1 negócio por uma travesti, tendo eles entre 25 e 63 anos, e estando majoritariamente localizados nas regiões periféricas das cidades.

O resultado da seleção do edital trouxe esperança para Stella e D. Marleide do restaurante Zé do Ó. “O edital reforça a crença de que não só eu e minha família botamos fé. Foi muito fortalecedor para eu saber que um Fundo também acredita em nós, no nosso potencial”, disse.

A ação do edital comtempla desde a necessidade financeira dos empreendedores para adquirir equipamentos/utensílios para a produção e armazenamento de seus produtos e que otimizem os processos de trabalho, até os grandes desafios relacionados à gestão de seus negócios, que foram mencionados por todos eles durante a etapa de diagnóstico e entrevistas.

Mais informações sobre o edital e os empreendedores podem ser achadas aqui.